quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Grupo de Estudos: “Metodologias de Projeto Participativo com Comunidade”

“A metodologia existe na vida.”
(Victor Hugo Limeira)

         Foi no clima de muitas reflexões, diálogo e troca de ideias que, nos dias 28 e 29 de agosto, ocorreu no edifício do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA o “Grupo de Estudos” com a temática: “Metodologias de Projeto Participativo com Comunidade”, elaborado pelo EMAU Solar.
         O evento contou com a apresentação de alguns integrantes do Solar que trouxeram para a discussão diversos exemplos de metodologias que foram e são aplicadas por EMAUs, escritórios de arquitetura e associações.
No dia 28 foram apresentados duas metodologias, a primeira pela integrante Marília Amorim que explicou a de “Projeto Participativo” que foi aplicada na Creche Aprisco pelo EMAU Canto da UFC ou da Universidade Federal do Ceará, que envolvia a participação dos funcionários da creche e das crianças, pois por estarem lá todos os dias eram quem melhor podia apontar as potencialidades e os principais problemas. Isso foi executado através de atividades desenvolvidas como um questionário preenchido pelos funcionários, desenhos, além das crianças terem guiado pela creche os membros do Canto apresentando-a e mostrando em quais partes mais as entusiasmavam e também as próprias crianças fizeram algumas fotos. Também foi utilizado como recurso o livro “Arquitetura e Paisagem: projeto participativo e criação coletiva” da escritora Sylvia Adriana Dobry Pronsato e em seguida fizeram o levantamento dessas percepções para depois unir em apenas um projeto.
         A segunda metodologia do dia foi apresentada pela integrante Carolina Buonocore que falou sobre o Gehl Architects que desenvolve um estudo em que as pessoas em primeiro lugar para assim fazer com que a cidade seja melhor para elas. Seguindo a proposta de “Vida – Espaços – Construções” a fim de criar ambientes seguros, aprazíveis e cheios de vida, cumprindo “um passo de cada vez”. Carolina também destacou sobre as intervenções realizadas pelo grupo “Curativos Urbanos” que, de forma lúdica, atraem a atenção das pessoas que circulam pela cidade ao colocarem “band-aid” nos pontos com problemas e dificuldades das calçadas.
         Após as apresentações deu-se início às conversas, trocas de ideias sobre as metodologias expostas e outras informações que contou com a participação de vários outros alunos que comentaram sobre a importância da aplicação de metodologias e a buscar por outras formas de projetos participativos para que se estimule a interação e a participação da população nos questionamentos referentes aos projetos, com a intenção de “ouvir quem pode/deve falar”. A conversa evoluiu em seguida para uma reflexão sobre a atividade projetual na própria universidade, incluindo o tipo de ensino fornecido e as metodologias utilizadas pelos professores. Houve espaço para esclarecimentos sobre o que é o  EMAU, os projetos que estão sendo desenvolvidos e sobre a participação do Solar no XVII SeNEMAU, que aconteceu em Porto Alegre em julho de 2013.
        
No dia 29, o evento iniciou por volta das 18h30 com a exposição de alguns vídeos do XVI SeNEMAU, realizado em Fortaleza, em 2012 realizado no ano de 2012. Em seguida, o integrante Leandro Coqueiro começou as apresentações explicando a respeito do Casanat (Casa – Criação em Arquitetura Sócio-Ambiental, Nat - Núcleo de Amigos da Terra) que desenvolve uma metodologia participativa que propiciou uma visão mais abrangente como componente fundamental na qualidade técnica do projeto, além de proporcionar discussões sobre problemas urbanos e ampliar a responsabilidade social diante impactos ambientais gerados pela construção civil.  
         A segunda participação do dia ficou por conta dos integrantes Victor Hugo Limeira e Marília Amorim que mostraram a apresentação realizada durante o XVII SeNEMAU pelo Escritório equatoriano Al Borde, que de maneira colaborativa e experimental, trabalha com a disponibilidade dos recursos sociais ou materiais e une respostas arquitetônicas à percepções subjetivas. Os integrantes do Solar demonstraram os projetos do Al Borde que foram realizados em parceria com comunidades e como se desenvolveram.
         Após as apresentações houve a participação dos alunos presentes e da professora Jussara Nogueira que fez diversos comentários sobre as apresentações e sobre a importância que a participação da comunidade tem diante dos projetos, comentando o que o Estatuto da Cidade diz em relação ao que o Plano Diretor deva seguir e a metodologia de leitura técnica e a leitura comunitária, sendo a participação, e que se juntam em determinado momento. Além de ter relatado diversas experiências durante seus projetos realizados. O evento foi finalizado por volta das 19h50.
A segunda edição foi realizada na quarta-feira (04/11), iniciou com uma breve introdução sobre a edição anterior e contou com a apresentação da integrante do EMAU Ana Paula Branco que abordou como tema “O processo de planejamento participativo através da Indagação Valorativa”. A metodologia envolve o diálogo para que através que indagações se chegue as soluções. Além de ser contituída por etapas que são chamadas de Ciclo dos quatro “D’s”, que se compõe da descoberta (Discovery), do sonho (Dream), do planejamento (Design) e do destino (Destiny). 
O Grupo de Estudo também contou com a participação da professora Andrea em que fez diversos questionamentos sobre o EMAU Solar, acrescentou informações sobre os projetos participativos e experiências vivenciadas. Assim, foi finalizado as edições do “Grupo de Estudos” com a temática: “Metodologias de Projeto Participativo com Comunidade”, elaborado pelo EMAU Solar. 
O Solar convida a todos para integrar os próximos momentos a fim de promover debates cada vez mais ricos em Arquitetura e Urbanismo.
Links:
EMAU Canto - Creche Aprisco:
Processo de Projeto Participativo: Criação em Arquitetura Sócio-ambiental para o Núcleo Amigos da Terra (CASANAT)  
Planenjamento Participativo e Desenvolvimento Regional Sustentável: Uma análise do método aplicado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

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